Assentamento Tiracanga 

 

Canindé – CE

 

Histórico

O Assentamento Tiracanga está localizado em Canindé a 142 km de Fortaleza/Ce e a 32km da sede do município. Foi desapropriado pelo INCRA no ano de 1989. Atualmente moram e trabalham 59 famílias em uma área de 2.146 ha. Sua principal fonte de renda é advinda do cultivo dos produtos agrícolas: milho e feijão e da criação de bovino e caprino. Algumas famílias vêm introduzindo novas práticas agrícolas como o cultivo do algodão orgânico, plantado de forma consorciada com o milho, feijão e a fava, participando do processo de produção e comercialização ecológica do algodão através da Rede de Economia Solidária Justa Trama. Uma outra atividade recente é o plantio da mandala. Quanto a sua organização social no assentamento existe a Associação Comunitária, um grupo de jovens, o Grupo de Crianças Sementinha da Terra, Grupo de Mulheres e o Grupo de Dança Raízes da Terra, criado há sete anos.
Desde a desapropriação da fazenda Tiracanga os moradores, em especial os jovens, tem mantido viva a cultura popular herdada de seus antepassados. São antigos dramas, quadrilhas, danças, folguedos e música nordestina que são revitalizadas. São momentos em que a comunidade expressa sua cultura e fazer artístico. As tradições religiosas também são cultivadas e são momentos de fortalecimento dos vínculos comunitários. São as festas de reis no dia 06 de janeiro, as novenas do mês de maio, a páscoa, os rituais da via sacra na semana santa, as festas aos três santos católicos: Santo Antonio, São João e São Pedro, os festejos de São Francisco padroeiro de Canindé. As famílias de Tiracanga na sua trajetória de quase 20 anos têm enfrentado muitas lutas e conquistas. Talvez a maior delas foi o acesso à terra e à água, hoje assegurada pela rede de abastecimento e pela cisternas. A energia elétrica é também destacada. Entretanto, o grande desafio hoje é a permanência dos jovens no assentamento. São eles a segunda geração da reforma agrária em Canindé. Muitos eram crianças quando a terra foi desapropriada e outros nasceram no assentamento. Para a comunidade é preciso ter asseguradas políticas publicas que viabilizem formas de geração de renda, acesso aos equipamentos culturais e ao lazer, possibilitando à juventude de Tiracanga a permanência no assentamento.
Criado há sete anos, o Grupo de Dança do Assentamento Tiracanga vem discutindo através da arte o seu cotidiano e luta pela reforma agrária. Compõem o grupo filhos e filhas de agricultores assentados do Tiracanga. O grupo vem participando de vários eventos culturais como o 19o Arraiá do Pedro Santo, Ceará Junino, promovido pela SECULT itinerante. No ano de 2005 foram inseridos no Programa Agente Cultura Viva, Projeto Reis Assentado do Ministério da Cultura em parceria com o Ministério do trabalho e Emprego A comunidade tem vivenciado através do Grupo de Dança dos jovens e das crianças um novo processo de organização e de demandas por políticas publicas na área de cultura. Desde 2007, o Grupo de Jovens tem a assessoria do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária INCRA/CE na elaboração de projetos de formação e difusão cultural tendo participado de oficinas e intercâmbios na área de dança. Em 2008, integra as atividades do “Projeto Arte, Cultura e Educação na Reforma Agrária: Fortalecendo os Territórios da Cidadania”, apoiado pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial, além de estar elaborando o Projeto Raízes da Terra para concorrer ao edital dos Pontos de cultura da SECULT/MINC. 

PONTO DE CULTURA RAÍZES DA TERRA – Assentamento Tiracanga – Canindé – CE

A Associação dos Trabalhadores Rurais de Tiracanga II vem, desde 1993, desenvolvendo um trabalho nas áreas da arte e da cultura, através de iniciativas que fortalecem a auto-estima, a criatividade e a coletividade. Frutos desse trabalho surgiram, há 08 anos, o grupo de Jovens Raízes da Terra e, há 04 anos, o grupo de Crianças Sementinhas da Terra, que tem como uma de suas principais atividades manter viva a cultura popular herdada de seus antepassados, que são antigos dramas, quadrilhas juninas, folguedos e músicas nordestinas que são revitalizadas, além das tradições religiosas que são cultivadas e mantidas no assentamento, momentos em que a comunidade expressa sua cultura e fazer artístico.  Diante do trabalho existente, a Associação, em parceria com o Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária – INCRA-CE – conceberam o Ponto de Cultura Raízes da Terra.  

O Ponto de Cultura Raízes da Terra visa valorizar, reconhecer e incentivar a cultura da região, fortalecendo as manifestações culturais e o assentamento, gerando oportunidades inovadoras para os jovens e ampliando sua ação para outras comunidades. Incorporando também as iniciativas agro-ecológicas desenvolvidas na comunidade, as atividades consistem em formação e troca de saberes com realização de oficinas, seminários, montagem de espetáculo, apresentações artísticas, intercâmbios, aquisição de instrumentos e equipamentos musicais; realização de um mapeamento cultural dos assentamentos de Canindé; instalação do Centro de Mídia Digital; e também da estruturação da Casa Comunitária de Cultura, que funciona como espaço de formação artística, circulação e formação de platéia, bem como centro de apoio as manifestações culturais da região.  

Assim, o Ponto de Cultura Raízes da Terra, trata-se de um projeto significativo e representa a possibilidade efetiva de dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos no assentamento, com uma melhor infra-estrutura e maior qualificação dos recursos humanos.

Programas de Cursos

A Associação dos Trabalhadores Rurais de Tiracanga II desenvolve Através do Ponto de Cultura Raízes da Terra as seguintes formações nas áreas de:

  • Dança;
  • Teatro;
  • Música;
  • Confecção de indumentárias e adereços;
  • Literatura de Cordel;
  • Arte Educação;
  • Informática – Inclusão Digital;
  • Arte – Educação;
  • Artes Plásticas;
  • Gestão e Produção Cultural;
  • Fabricação Artesanal de Produtos de NIM.

Grupos Artísticos de Cultura

Grupo de Dança Raízes da Terra – Assentamento Tiracanga – Canindé – CE

 

Desde a desapropriação, pelo INCRA, da fazenda Tiracanga os moradores, em especial os jovens, tem mantido vivo a cultura popular herdada de seus antepassados. São antigos dramas, quadrilhas, danças, folguedos, música nordestina e as tradições religiosas manifestações que representam o saber do trabalhador rural, da sua relação com a terra e a vida comunitária.

As festas de reis no dia 06 de janeiro, as novenas do mês de maio, a páscoa, os rituais da via sacra na semana santa, as festas aos três santos católicos: Santo Antonio, São João e São Pedro, os festejos de São Francisco – padroeiro de Canindé – são momentos em que a comunidade expressa sua cultura e fazer artístico.

Criado há sete anos, o grupo de dança e musica do assentamento Tiracanga vem discutindo através da arte o seu cotidiano e luta pela reforma agrária. Compõe o grupo, citado, filhos e filhas de agricultores assentados do Tiracanga. O grupo vem participando de vários eventos culturais como o 19° Arraiá do Pedro Santo, Ceará Junino, promovido pela SECULT itinerante.

Durante o período de existência do grupo de dança e música do assentamento Tiracanga percebe-se que está cada vez mais coeso, almejando crescer e aprender sobre a arte de representar. No ano de 2005 foram inseridos no Programa Agente Cultura Viva, projeto reis assentado do Ministério da Cultura em parceria com o Ministério do trabalho e Emprego.

REPERTÓRIO –  Quadrilhas juninas, poesias, danças, folguedos, musica nordestina e as tradições religiosas

 

PDFs

Grupo de Dança Raízes da Terra

Pdf

Feito com ❤️ pela NINJA Hacker Space, Design Ativista e Rede Livre