Assentamento Recreio

Município de Quixeramobim 

 

 

 

 

Banda de Lata Criança Feliz

 

 

A Banda de Lata Criança Feliz é composta por crianças do assentamento Recreio do município de Quixeramobim. A direção artística é do professor Adriano Leonel Saldanha. O trabalho surgiu na escola da comunidade como um desdobramento da experiência do professor Adriano no Curso Pedagogia da Terra.
As crianças da escola do assentamento Recreio foram mobilizadas e incentivadas a juntar latas, pedaços de madeira e a experimentar um processo de descoberta sonora, musicalização, estudar ritmos e a criar músicas a partir de quadras populares e meia quadra. Um processo rico de descobertas dos sons e musicalidade do sertão. E segundo o professor Adriano é encantador ver a alegria demonstrada pelas crianças durante todo o processo de criação artística.
A Banda de lata já se apresentou na Mostra da Reforma agrária e Agricultura Familiar do Território do Sertão Central, No Dia Especial da Agricultura Familiar em Quixadá, no II Seminário de Arte e cultura na Reforma Agrária em Fortaleza, na própria comunidade e eventos promovidos pela Prefeitura Municipal.
Repertório: Apresentação musical de crianças cantando e tocando percussão em latas improvisadas.

Ponto de Cultura Criança Feliz

O Ponto de Cultura Criança Feliz visa, dentre outros, estruturar a Banda de Lata Criança Feliz, que é composta por filhos dos assentados do Projeto de Assentamento Recreio, que além de interpretarem canções de artistas ligados à cultura popular, como Luiz Gonzaga, compõem músicas de cunho educativo sobre meio ambiente. Tendo isso em vista, o Ponto almeja também preservar os valores culturais e possibilitar a consolidação de um Centro Cultural Comunitário, que funcionará como um espaço de inclusão digital e de fortalecimento da Arte e Cultura do Assentamento, envolvendo principalmente a juventude, e criando assim um Núcleo de Ação Cultural. Neste Centro Cultural Comunitário são desenvolvidas atividades socioeducativas sobre cultura e meio ambiente, bem como servirá como ponto de divulgação da Arte e da Cultura locais.

Para uma maior interação da comunidade, bem como potencialização do envolvimento da juventude com o assentamento, principalmente no que se refere às expressões artístico-culturais e à preservação ambiental, funciona neste Ponto uma Rádio Escola que tem como foco a divulgação da arte e da cultura, como também estender a toda a comunidade a Educação Ambiental já proporcionada na escola.

Com isso o Assentamento Recreio tem dado continuidade às suas manifestações culturais com a criação do Núcleo de Ação Cultural, construindo para o Centro Cultural Comunitário uma agenda permanente de atividades ligadas à arte, à cultura e ao meio ambiente, agregando posteriormente outros assentamentos rurais do município, servindo como polo de disseminação da Arte e da Cultura populares e de preservação do meio ambiente.

Contatos: (88)9208-2693 – Adriano

Grupos Artísticos de Cultura

 Grupo 1

Grupo 2

Feito com ❤️ pela NINJA Hacker Space, Design Ativista e Rede Livre