Assentamento Mucuim 

Arneiroz 

 

 

 

Grupo Muc’Arte

Localizado no Assentamento Mucuim (Arneiroz-CE), o Grupo Muc’Arte existe há 05 anos, trabalhando o Teatro Popular como forma de mobilização social na comunidade em que atuam. Os jovens e crianças do grupo desenvolvem trabalhos culturais e comunitários no assentamento, fortalecendo as suas identidades enquanto jovens do meio rural. O grupo, desde a 1º edição, tem participado do Festival dos Inhamuns – Circo, Bonecos e Artes de Rua, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, o que possibilitou aos participantes o contato e o encantamento com as artes circenses.

Em 2007, através do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária – INCRA-CE e com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/ MDA), e assessoria do Projeto Circo Escola de Ecocidadania, da ONG Juriti, o Grupo Muc’Arte iniciou atividades de formação em artes circenses, envolvendo não só os integrantes do grupo, mas 80 jovens e crianças que desenvolveram rapidamente aptidão para as modalidades do circo. O assentamento hoje conta com uma estrutura básica para o funcionamento das atividades de circo e com um grupo de jovens com o perfil de educadores sociais. O que nasceu como um pequeno grupo que queria mostrar a história de seu assentamento através do teatro, transformou-se em algo bem maior, o qual envolve toda a comunidade. Através do teatro e do circo, o Grupo Muc’Arte e a comunidade em geral do assentamento Mucuim vem articulando os talentos individuais à arte que se soma à construção e criação coletiva.

 

CONTATOS

Grupo Muc’Arte – Seu Casimiro – +55 xx (88) 3419.1101 

 

Grupos Artísticos de Cultura

 Grupo 1

Grupo 2

Atividades Culturais 

 

 

Circo Social do Mucuim – Assentamento Mucuim – Arneiroz – CE

O Grupo Muc’Arte, localizado no Assentamento Mucuim (Arneiroz), existe há 6 anos, trabalhando o Teatro Popular como forma de mobilização social na comunidade em que atuam. Os jovens e crianças do grupo desenvolvem trabalhos culturais e comunitários no assentamento, fortalecendo as suas identidades enquanto jovens do meio rural. O grupo, desde a 1º edição, tem participado do Festival dos Inhamuns – Circo, Bonecos e Artes de Rua, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado, o que possibilitou aos participantes o contato e o encantamento com as artes circenses.

Em 2007, através do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária – INCRA-CE e com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/ MDA), e assessoria da ONG Juriti, o Grupo Muc’Arte iniciou atividades de formação em artes circenses, envolvendo não só os integrantes do grupo, mas uma quantidade maior de jovens e crianças. Através desse trabalho estes jovens descobriram suas vocações para a educação protagônica tornando-se, então, educadores do Circo Social do Assentamento Mucuim.

O Projeto Circo de Terra Viva, que possui o apoio cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, realizou o programa de formação intensiva em acrobacia de solo, acrobacia aérea e oficina de montagem de espetáculo para 15 jovens/crianças do Assentamento Mucuim, resultando na montagem do espetáculo “Terra Viva!”. Esse trabalho tem gerado, a partir das atividades do grupo, motivações e perspectivas positivas de permanência da juventude no Assentamento Mucuim, revelando novos talentos e valorizando a cultura produzida em assentamentos e comunidades, oportunizando, assim, o acesso a bens culturais.

O Circo de Terra Viva aponta o Assentamento Mucuim como espaço produtor de arte e cultura de forma sustentável. Pois, o que nasceu como um pequeno grupo que queria mostrar a história de seu assentamento através do teatro, transformou-se em algo bem maior, o qual envolve toda a comunidade. Através do teatro e do circo, o Grupo Muc’Arte e a comunidade em geral do assentamento Mucuim vem articulando os talentos individuais à arte que se soma à construção e criação coletiva.

CONTATOS

Grupo Muc’Arte

Assentamento Mucuim, S/N – Zona Rural Arneiroz – CE

Seu Casimiro – +55 88 3419.1101

Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária – INCRA/CE – +55 85 3299.1344

 

SEVERINO SALTIMBANCO

O espetáculo é resultado de um processo de pesquisa teatral de dois reconhecidos textos da dramaturgia brasileira: “Morte e Vida Severina” e “Os Saltimbancos”. Montado com o apoio do Pontão de Cultura Terra Viva, Terra de Arte e do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária – INCRA/CE, o espetáculo estreou em setembro de 2009 no Território da Cidadania do Sertão dos Inhamuns/ Crateús.

Nas vivências de análise corporal buscou-se o momento de “Severino” e de “Saltimbanco”, usando a estética popular para ser apresentada em todos os locais, com elementos da música e do circo. Foram trabalhadas rupturas do tempo lógico para dar maior criticidade à encenação. As músicas do espetáculo ganharam novas roupagens, algumas com releituras melódicas em maracatus e xotes, dando uma estética nordestina ao trabalho e aproximando a encenação ao universo dos atores.

“Severino Saltimbanco” não é nenhuma tragédia, nem uma comédia, é mais um documento sobre as relações de trabalho e do ofício do próprio artista. É uma crítica a tudo que nos oprime e nos faz deixar de sonhar.

DIREÇÃO Murillo Ramos CONFECÇÃO DE FIGURINOS Vanda DIREÇÃO MUSICAL Deca Germano ELENCO Elizângela Severino, Carla Ranielle, Danielle Severino, Elione Severino, Ludmila Enoque, Marciana da Silva, Gabriel Sousa, Gabriela Alves, Igor José, Deca Germano, Kessiane Braga, Maciel de Oliveira, Marciana dos Santos e Erislânia Lopes ARTICULAÇÃO DO PONTÃO Casimiro Sousa e Nildo Sousa

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

  • Participação em duas Mostras Sesc Cariri de Cultura;
  • Participação nas cinco edições  do Festival dos Inhamuns,
  • Participação em quatro Escambos Popular Livre de Rua,
  • Participação no II Salão Nacional dos Territórios Rurais, em Brasília – DF.
  • Participação na Conferencia Nacional de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário, em Olinda – PE.

PREMIOS RECEBIDOS

  • Programa BNB de Cultura 2005, 2008 e 2010;
  • V Edital de Incentivo às Artes – SECULT-CE.

 

PDFs

Portifolio Mucuim 2019

Pdf

Feito com ❤️ pela NINJA Hacker Space, Design Ativista e Rede Livre